Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, terá prosseguimento a ação de fiscalização de indústria de gelo com objetivo de monitorar as condições sanitárias. Oito indústrias, sediadas em Salvador, estão incluídas no Projeto Verão 2023, onde a VISA realiza coletas para o monitoramento da qualidade sanitária dos alimentos e do gelo expostos para consumo na cidade.

No verão, período em que acontecem diversos festejos populares como o carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (VISA), promove nas áreas turísticas da capital baiana uma série de ações educativas. O objetivo é reduzir riscos e agravos à saúde da população, bem como dos milhares de turistas que visitam Salvador diariamente. Produtos alimentícios e indústrias de fabricação de gelo estão no radar das ações.

Desde o início do ano já foram realizadas coletas de alimentos prontos para consumo em hotéis e restaurantes localizados dentro de shoppings centers dos Distritos Sanitários Barra/Rio Vermelho, Centro Histórico e Itapuã.

“Nesse âmbito, destaca-se a preocupação com ocorrências de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA), principalmente com a chegada do verão e férias, período onde cresce o fluxo de pessoas buscando alimentação fora de suas residências e, sendo Salvador um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros, aumenta significativamente a procura e oferta de alimentos típicos da estação”, justifica Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

Além dessas atividades, as equipes responsáveis pelos territórios, onde se localizam os principias pontos turísticos da cidade, têm intensificado as ações educativas, de inspeção e monitoramento nos serviços de saúde e de interesse da saúde.