Em pleno verão e a pouco menos de um mês para o Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), realiza mais uma ação especial de inspeção e controle dos processos de qualidade de indústrias e distribuidoras de gelo que vão atuar durante a folia.

“O gelo é um dos produtos mais consumidos durante o verão e festejos de rua, o que requer uma atenção especial do município. O nosso objetivo é garantir o cumprimento das regras de segurança e acondicionamento do produto, prevenindo riscos à saúde da população”, destacou a subcoordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, Gilmara Macedo

Ao longo do mês a equipe técnica da Visa percorreu oito empresas da capital para monitorar as condições higiênico-sanitárias da fabricação do gelo, da água utilizada, do armazenamento dos produtos, além da utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e análise microbiológica dos produtos.

Além das fábricas de gelo, indústrias de alimentos, hotéis e restaurantes localizados em shoppings centers e dentro dos principais roteiros do Carnaval também são alvo da ação. As empresas que descumprirem as normas vigentes poderão ser interditadas ou impedidas de comercializar seus produtos, até que atendam às exigências para funcionamento.

Especialistas afirmam que o gelo pode oferecer potencial risco de contaminação por bactérias, geralmente, do grupo coliforme que se dividem em dois tipos: totais e fecais. Quando fabricado utilizando água contaminada, por exemplo, ao ser congelado, a baixa temperatura do refrigerador não consegue retirar todas as partículas de micro-organismo que são prejudiciais à saúde. Por isso, as normas da Anvisa indicam que o gelo seja fabricado com água tratada, filtrada ou mineral e os sacos onde o produto será colocado sejam lacrados e armazenados em local higienizado.