Em mês dedicado ao tema, unidades de saúde mental do município realizam ações relacionadas

Após a pandemia da COVID-19 durante dois anos, o cenário de saúde mental se mostrou preocupante em decorrência do aumento de casos de suicídio no planeta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu último relatório publicado ano passado informa que uma em cada 100 mortes ocorridas no mundo foi em decorrência de suicídio. Os dados, no entanto, foram contabilizados em 2019, o que acende um alerta sobre as consequências após a crise sanitária, que abalou grande parte da população.

Por conta disso, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma série de ações durante o Setembro Amarelo, mês alusivo ao combate do problema. Na programação, há a realização de palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo nas salas de espera de diversas unidades de saúde da rede municipal. Além disso, ocorrerá nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Saúde Mental (CSM) ações com os usuários e com demais profissionais, que atuam na rede de Atenção Primária, visando o melhor conhecimento sobre o assunto e compartilhando maneiras de como identificar e acolher pacientes que apresentem tais sinais.

De acordo com Décio Martins, secretário municipal da saúde, o conjunto de iniciativas é essencial para a conscientização e prevenção sobre o suicídio, visto que ainda há enraizado em grande da população a ideia de relativizar a dor do outro, o que não é correto e acaba estimulando mais casos do tipo. “O sistema de saúde municipal conta com 19 CAPS e 03 CSM, com atendimento psicológico especializado, mas além disso, nossos profissionais da Rede Básica são capacitados para acolher usuários com este quadro que buscam nossas unidades, ou até em um atendimento de rotina apresente algum sinal de depressão. Isso é prezar pelo princípio da humanização existente no SUS”, reitera.

Ações

No CAPS II localizado no bairro da Águas Claras, o assunto já começou a ser debatido, sendo o primeiro evento do tema na rede municipal de saúde. Na “Oficina de Bom Dia”, realizada nesta segunda-feira (05), teve a participação de 15 pessoas, dentre profissionais e pacientes da unidade, e teve como tema “a importância da vida”, trazido na conversa de maneira leve e visando dialogar sobre o suicídio e suas consequências, o que é visto ainda como tabu na sociedade.

Segundo Viviane Pitanga, gerente do Centro, haverá outras ações que serão realizadas no CAPS Águas Claras durante o mês de setembro. “Por meio de oficinas de cinema e artes, jardinagem e até karaokê estaremos mostrando aos nossos usuários o quão é bom viver e, assim, fortalecendo a ideia de que eles não estão sozinhos e que podem contar com o apoio dos profissionais de saúde que os atendem”, afirma.