A qualificação oportuniza, ainda, conhecimentos sobre como agir em casos de acidentes marítimos

Tendo em vista a segurança dos profissionais da saúde que atravessam as águas da Bahia de Todos os Santos diariamente para chegarem aos postos de trabalho nas Ilhas de Bom Jesus, Paramana e Maré, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – em parceria com a Marinha – irá realizar treinamentos para as equipes de saúde das Ilhas e para os barqueiros que transportam pessoas a caminho das Ilhas e em seu retorno e nos terminais marítimos. A iniciativa foi viabilizada a partir do diálogo com o Instituto Provida, que realiza a gestão das unidades de saúde das Ilhas.

Realizado pela Marinha, a qualificação será iniciada na Ilha de Bom Jesus nesta sexta-feira (19). Na próxima segunda-feira (22), é a vez dos profissionais atuantes na Ilha de Paramana, e em 05 de setembro o treinamento será direcionado as equipes da Ilha de Maré. A qualificação consiste em oferecer instruções qualificadas sobre a prevenção de acidentes no mar, além de orientações técnicas sobre como agir em caso de acidentes.

O secretário da SMS, Decio Martins, afirma que a iniciativa é um importante instrumento de contribuição no sentido de cuidar das vidas dos profissionais que atravessam o mar para desempenhar suas funções de cuidar das vidas das pessoas que vivem nessas comunidades. “Com esses treinamentos esperamos aumentar a segurança para os nossos profissionais e para todas as pessoas que seguem o caminho das Ilhas”, justificou.