Um importante passo em direção da ampliação da acessibilidade na Saúde será iniciado a partir da próxima segunda-feira (3 de abril), quando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Diretoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), darão início à primeira turma do curso básico de Libras voltado aos profissionais da Saúde.

A primeira turma será composta por profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), atuantes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e Centros de Saúde Mental. O curso tem carga horária de 60 horas e ocorrerá presencialmente, pela tarde, no Auditório da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), localizada na Avenida Vasco da Gama, n°. 4209, com encontros semanais. No total, serão 17 encontros, começando no dia 03/04 até o dia 31/07/2023.

A subcoordenadora de Ações Estratégicas da SMS, Djara Mahim explica que o curso tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde para qualificar o atendimento à população surda da cidade de Salvador. “Seguimos com o propósito de ofertar uma assistência integral para a população surda, o que naturalmente inclui a preparação dos nossos profissionais para que possam acolher as pessoas surdas, compreendendo seus anseios e necessidades. É uma iniciativa de grande relevância que certamente beneficiará os surdos usuários do SUS no âmbito de Salvador”, declarou.