A Prefeitura vai retomar as medidas de apoio e proteção à vida, sem restrições ao comércio, nos bairros de Brotas e Pituba, a partir desta quarta-feira (02). A iniciativa terá um prazo inicial de sete dias e acontece após ambas as localidades apresentarem número crescente de casos do novo coronavírus. O anúncio foi feito hoje (01) pelo prefeito ACM Neto, durante a entrega de 19 ambulâncias e uma lancha para ampliar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em solenidade no Terminal Náutico de Salvador, no Comércio.

“Vamos iniciar o trabalho de higienização de ruas, distribuição de máscaras de proteção e aplicação de testes rápidos com unidades volantes. Não há nenhuma perspectiva, no momento, de fechamento de atividades econômicas. Mas isso não pode ser descartado, caso a situação se descontrole. Para que isso não ocorra vai depender da colaboração de cada pessoa”, destacou o prefeito. Ele fez um apelo para que a população não relaxe nos cuidados com a saúde e sempre use máscara ao sair de casa.

Ainda na ocasião, o chefe do Executivo municipal chamou atenção para o fato de Brotas e Pituba atualmente registrarem os maiores números de novos casos da Covid-19, principalmente nos últimos sete dias. Coincidentemente, no início da pandemia, os dois bairros chegaram a se destacar pelo avanço da doença. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre os dias 24 a 30 de novembro foram computados 113 novos casos em Brotas e 167 na Pituba.

“Por onde o problema começou em Salvador? Claro que o vírus não tem explicação matemática e lógica, mas a experiência do mundo está aí. Basta observar o que está acontecendo na Europa, nos Estados Unidos. Por que no Brasil será diferente?”, acrescentou ACM Neto. Ele ainda afirmou que as medidas de proteção à vida se estenderão para outros bairros da cidade nos próximos dias.

Segundo a SMS, os testes rápidos para detecção do coronavírus serão realizados no final de linha de Brotas e, na Pituba, na Praça Ana Lucia Magalhães. Vale lembrar que, nos últimos meses, a testagem passou a ser feita em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPA e PA) da cidade.

Texto: Secom