O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhado do secretário municipal da saúde, Luiz Galvão, assinou na manhã desta terça-feira (18) um convênio com a Universidade de Saint George de Londres que viabilizará um investimento de R$ 4 milhões para a rede de assistência à saúde de Salvador. O recurso será utilizado na implementação assistencial da asma grave na capital baiana, uma atividade que é fruto de uma parceria através da Secretaria Municipal da Saúde – SMS e o Programa para Controle da Asma na Bahia – ProAR.

De acordo com Luiz Galvão, o incremento de recursos aportados pela instituição de ensino inglesa possibilitará o desenvolvimento do Projeto Attack que tem a expectativa de reduzir em pelo menos 50% os episódios de ataques graves de asma em indivíduos na capital. “Entendemos que esse projeto é de fundamental importância para melhorar e qualificar o acesso do usuário a nossa rede de saúde. Nosso foco é investir cada vez mais em ações que vão garantir a prevenção de agravos. Com esse incremento teremos mais de 10 unidades capacitadas para identificar e fazer acompanhamento dos portadores de asma”, explicou o gestor.

Já Bruno Reis relembrou os avanços da saúde nos últimos anos que se estendem aos diversos seguimentos da rede como a atenção básica, urgência e emergência, além dos atendimentos especializados e de média e alta complexidade. “Nesses últimos anos o município contratou mais de 4 mil profissionais na área da saúde. Na atenção básica, saímos de 18% de cobertura para quase 50% atualmente. Os bairros mais periféricos como os dá região do Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Pau da Lima, já chegam a quase 70% de cobertura da atenção primária. Estamos construindo a 10ª UPA e, hoje, Salvador também tem seu primeiro Hospital Municipal. Também reduzimos de forma significativa os índices da mortalidade infantil. Nosso secretário Luiz Galvão conseguiu semana passada 56 milhões para ajudar os pacientes de alta complexidade do município habilitando alguns dos nossos serviços, e agora são mais 4 milhões de contribuições internacionais e quem ganha com isso é a cidade de Salvador e a nossa população”, enfatizou.

Dez postos de saúde do Subúrbio Ferroviário foram escolhidos para iniciar as ações do novo projeto de controle da asma em Salvador.