A Prefeitura de Salvador prorrogou até 17 de junho, a campanha de arrecadação de absorventes e produtos de higiene íntima nos órgãos municipais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), é alusiva ao Dia Nacional da Dignidade Menstrual, comemorado em 28 de maio, bem como faz parte da agenda do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.

O objetivo da campanha é promover dignidade menstrual a adolescentes e jovens atendidas por instituições credenciadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) o recolhimento está sendo realizado no térreo, através de uma caixa coletora instalada ao lado do elevador. Cerca de 60 pacotes já foram doados pelos funcionários da pasta, com destaque para a Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (GESOF), que conseguiu arrecadar entre seus colaboradores cerca de 480 unidades de absorventes.

A dignidade menstrual é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam, conforme o relatório Pobreza Menstrual no Brasil.
Por isso, o envolvimento do maior número de pessoas é de suma importância para a campanha.

Participe você também!