A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira (29), o Iº Encontro de Saúde e Diversidade Contra a LGBTfobia, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública localizada no bairro do Cabula.

Na ação foram debatidos temas como: políticas públicas, ações de combate ao preconceito, cuidado interseccional e integral à saúde, LGBTfobia e racismo no Sistema Único de Saúde.

A iniciativa tem como finalidade qualificar profissionais da área, sobre o atendimento humanizado, respeitando os direitos e necessidades da população diversificada. “O maior destaque dessa iniciativa é a qualificação, para garantir a inclusão do tema na educação permanente dos que atuam na rede de serviços da Atenção Primária à Saúde”, ressaltou Lucia Barbosa, técnica de referência do Campo Temático Saúde da População LGBT.

Para Fran Demétrios, professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Doutora em Saúde Coletiva, é preciso refletir sobre a abordagem do sistema básico de saúde com a diversidade da população LGBT. “A importância desse encontro é pensar a saúde da diversidade, pensar exatamente como profissionais da saúde podem prestar esse cuidado a toda comunidade independente de gênero e sexualidade, sem violentar e sem violar direitos”, salientou.

A iniciativa foi voltada para os profissionais da SMS e professores da rede municipal de ensino, vinculados ao Programa de Saúde na Escola (PSE) da capital baiana, visando qualificar a atuação desses profissionais, especialmente, para os casos de violência.