Com o objetivo de eliminar um grande número de focos e criadouros do Aedes aegypti num curto espaço de tempo em localidades com maior incidência de casos de dengue, zika víris e chikungunya em Salvador, a Prefeitura deflagrou as ações de varredura nos bairros prioritários da capital.

Nesta sexta-feira (19), a partir das 08 horas, a mobilização acontecerá no bairro da Vila Canária e na comunidade do Curuzu, na Liberdade. Durante a mobilização, os agentes de combates às endemias do Centro de Controle de Zoonoses intensificarão o trabalho de visitas casa a casa com o bloqueio focal e espacial (borrifação de inseticida e aplicação de inseticida), além do tratamento de focos em terrenos baldios e busca ativa de indivíduos com sintomas dos agravos.

“A proposta é reduzir rapidamente a infestação do mosquito em locais com grande número de casos suspeitos de arboviroses notificados, evitando assim um surto nessas regiões. Nesse trabalho de campo os agentes de endemias também buscam sensibilizar a população sobre a importância da participação de todos no combate ao Aedes, uma vez que os depósitos preferenciais do mosquito identificados na cidade estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água”, explicou Isolina Miguez, subcoordenadora das Ações de Controle das Arboviroses.

Somente nesta semana, outras quatro localidades foram beneficiadas com a estratégia: Boca do Rio, Federação, Pau da Lima e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Durante as ações, aproximadamente de 10 mil imóveis foram visitados, cerca de 100 focos foram identificados e eliminados, além de mais de 3,2 toneladas de lixo e materiais inservíveis recolhidos com o apoio da Limpurb.