A atividade programada acontecerá nesta quinta (24) e sexta-feira (25) depois de denúncias de focos do mosquito nas localidades através do Fala Salvador 156

Moradores das localidades do Lobato, Arraial do Retiro e Centro da cidade serão contemplados nesta quinta (24) e sexta-feira (25) com uma ação especial do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, para o enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A atividade programada acontecerá depois de um balanço nas denúncias sobre focos nas localidades através do Fala Salvador 156. “Estamos fechando o cerco contra o mosquito cada vez mais. Recebemos um significativo volume de denúncias de focos do Aedes na região das comunidades escolhidas e por esse motivo vamos intensificar o trabalho de varredura para eliminar uma grande quantidade de criadouros num curto espaço de tempo”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ.

A partir das 08 horas, agentes de combate às endemias percorrerão as ruas das localidades para realizar a identificação e eliminação dos focos do mosquito. Entre as ações programadas, está o uso de quatro veículos especializados para borrifação de inseticida que vão percorrer os locais escolhidos, além de inspeção em repartições públicas das regiões, escolas municipais e estaduais, condomínios, além de imóveis fechados e terrenos abandonados.

Como mais de 80% dos focos encontram-se nos domicílios, as equipes vão distribuir orientações sobre o controle vetorial para síndicos em condomínios dos bairros para sensibilizar os moradores, especialmente nessa época de pandemia, quando os agentes estão com restrições para realizar a entrada nos imóveis.

Para auxiliar o poder público no monitoramento e definição das estratégias de combate às arboviroses, o cidadão soteropolitano pode enviar informações sobre locais com maior vulnerabilidade de focos do mosquito ou comunidades com casos suspeitos das doenças por meio do Fala Salvador 156.