O espaço vai ampliar acesso aos medicamentos antirretrovirais na capital baiana

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta quinta-feira (26), a primeira Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) da capital. O serviço voltado para portadores de HVIAids do município vai ampliar o acesso aos medicamentos antirretrovirais na capital. A nova UDM vai funcionar na Avenida Jequitaia, 40 – Edifício Conde dos Arcos, de segunda à sexta-feira (exceto feriado), das 08h às 17h.

Nos últimos 11 anos, mais de 6 mil pessoas foram acometidas com HIV em Salvador, o que representa 30% dos casos do estado da Bahia. A estruturação da assistência deflagrada pela atua gestão resultou na redução de 13% no número de óbitos por aids em Salvador nos últimos quatro anos.

Durante a solenidade de inauguração, o titular da pasta, Leo Prates, destacou os esforços da gestão em expandir o elenco de medicamentos ofertados gratuitamente aos beneficiários SUS da cidade. “Dos 325 tipos de medicamentos dispensados atualmente pela administração municipal, 85 itens não fazem parte do catálogo do SUS, ou seja, são custeados exclusivamente com recursos próprios porque entendemos a importância de garantir a saúde dos nossos munícipes”, destacou.

Prates anunciou ainda a implantação de novas unidades farmacêuticas em estações de transbordo da cidade. A estação da Lapa deve ser a primeira a receber o posto dessa modalidade ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

“O projeto piloto será implantado na Estação da Lapa até o aniversário da cidade, em março, e, a partir daí, vamos estudar a expansão dessas farmácias em outras localidades da cidade. O objetivo prioritário é facilitar o acesso das pessoas ao medicamento e dar oportunidade à atenção contínua para o tratamento dos agravos em nosso município”, finalizou.