Procedimentos eletivos foram suspensos temporariamente por recomendação do Ministério da Saúde

Para garantir a assistência odontológica de urgência na capital baiana, a Prefeitura de Salvador mantém os acolhimentos nas nove Unidades de Pronto Atendimento – UPAs e na Unidade de Atendimento Odontológico, localizada no Dique do Tororó.  Os serviços funcionam de maneira ininterrupta, em regime 24 horas, nas UPAs de Itapuã e Periperi, além da UAO do Dique. Nos demais postos de urgência, os atendimentos acontecem das 07h às 19h, em todos os dias, inclusive feriados e finais de semana.

Desde o último dia 20 de março, a Secretaria Municipal da Saúde suspendeu os procedimentos eletivos (considerados não urgentes) em saúde bucal nas unidades básicas e nos centros especializados da rede, seguindo a orientação do governo federal. A medida visa minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus, já que a prática da odontologia é considerada de grande risco para disseminação viral.

“Os procedimentos agendados classificados como não urgentes foram suspensos como recomenda o Ministério da Saúde, mas as pessoas que porventura necessitarem de algum atendimento de urgência podem se dirigir às UPAs e ao UAO”, afirmou Mayana Calasans, coordenadora de Saúde Bucal.

De acordo com a Nota Técnica nº 9/2020 produzida pelo Ministério da Saúde, os procedimentos realizados por profissionais da saúde bucal aumentam a chance de contaminação cruzada, deixando mais expostos tanto pacientes quanto os trabalhadores que atuam na área.

Lista das unidades com serviços de urgência odontológica em Salvador