A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveu, na tarde da segunda-feira (14), a cerimônia de certificação da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). O evento ocorreu no Centro de Educação Hora da Criança, no Rio Vermelho, e também marcou o lançamento do selo especial dos Correios e do Unicef sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer unidades municipais de Saúde e de Educação Infantil que se destacam no atendimento a crianças de zero a seis anos e familiares. Trinta serviços foram agraciados com a certificação, devido ao aprimoramento na atenção à primeira infância.

A coordenadora do Unicef na Bahia, Helena Oliveira, enfatizou que a cerimônia representa um reconhecimento às entidades que obtiveram os melhores indicadores na área de políticas de atenção à primeira infância. “Essas entidades passaram por um processo de acompanhamento ao longo de um ano, durante o qual foram avaliadas suas práticas e rotinas de cuidado e atenção às crianças”, pontuou.

Para garantir a implementação, monitoramento, avaliação e certificação da UAPI em Salvador foi constituído um comitê científico composto por diversas entidades, incluindo as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (Smed) e Políticas de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), bem como organizações da sociedade civil, como a Sociedade Baiana de Pediatria (SBP) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABE).

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, celebrou o momento da certificação, destacando que ela representa mais qualidade, atenção e carinho na humanização do atendimento à infância em Salvador. “Estou muito feliz, porque foi um processo de identificação das unidades de potencial, de qualificação dos profissionais, e, agora, chegando a esse momento lindo da certificação”, acrescentou Ana Paula.

O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, reiterou que a primeira infância é uma pauta prioritária, sendo uma política pública de saúde pensada a longo prazo. “Iniciativas como essa buscam certificar, incentivar e distinguir positivamente as escolas que se destacam por sua atuação diferenciada na área da primeira infância”, avaliou.

Unidades de saúde agraciadas – USF Alto do Cruzeiro, USF Aristides Pereira Maltez, USF Boa Vista do Lobato, USF Canabrava, USF do Candeal Pequeno, USF Capelinha de São Caetano, USF Imbuí, USF Jardim Campo Verde, USF Km 17 e UBS Nilson Piauhy Dourado.

Unidades educacionais agraciadas – Escola Municipal São Damião, Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Canabrava, Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII, Creche e Pré Escola Primeiro Passo Cajazeiras X, Cmei Professor Antonio Pithon Pinto, Cmei Pio Bittencourt, Cmei Nossa Senhora Da Vitória, Cmei Mosa Berbet, Cmei Virgem De La Almudena, Cmei Lindaura Andrade Mendonça, Cmei Cecy Andrade, Cmei Arlete Magalhães, Cmei Cristã Feminina, Cmei Joaquim Santos, Cmei Geórgia Maria Barradas Carneiro, Cmei Epifânia Silva, Cmei Educar É Viver, Cmei Abrigo De Salvador, Cmei Augusto Lopes Pontes e Cmei Abdias Nascimento.

15/08/2023