Mais de 550 testes rápidos foram realizados no último domingo (28), durante ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, no Farol da Barra. A mobilização promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sociedade Brasileira de Hepatologia, dentre outros parceiros, detectou 11 casos positivos para hepatite C e outros 02 para o tipo B da patologia.

Os pacientes com o resultado positivo foram encaminhados para rede especializada, afim de realizar novos exames confirmatórios para dar início ao tratamento em um dos três Ambulatórios Municipais equipados na assistência integral ao portador do agravo, com atendimento médico multidisciplinar e oferta de medicamentos de forma gratuita.

“Conseguimos praticamente quadriplicar nossa rede de postos estruturados para testagem do HIV de 33, em 2013, para mais de 120 postos de saúde espalhados por toda cidade com a oferta do exame atualmente. O fácil acesso ao diagnóstico garante um melhor resultado do tratamento e, consequentemente, quebra a cadeia da circulação do vírus”, explicou Helena Lima, coordenadora do Programa de Controle de IST/Aids do município.

Para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria Municipal da Saúde oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C durante o ano inteiro, através de 118 unidades básicas, além dos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) São Francisco, no bairro de Nazaré, e Marymar Novais, no Dendezeiros, bem como no Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade.

Somente esse ano, foram diagnosticados 160 novos casos de hepatites virais na capital baiana.