Dos 28 leitos reabertos, sete já estão ocupados por pacientes com sintomas gripais

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reativou mais 28 leitos exclusivos para acolhimento dos pacientes covid-19 no Hospital Santa Izabel. São 14 de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, destinados para acolhimentos dos pacientes em estado grave e outros 14 de enfermaria para atendimento de menor complexidade. Dos leitos reabertos, sete já estão ocupados até as 13 horas desta sexta-feira (28), sendo seis de enfermaria e um de UTI.

A reabertura dos leitos faz parte dos esforços da gestão municipal para assegurar a assistência aos soteropolitanos em decorrência do avanço da variante ômicron na cidade. Somente em janeiro, a SMS reabriu outros 30 leitos no Hospital Sagrada Família. No setor de urgência e emergência, quatro gripários e outras quatro Mini UPAs estão em pleno funcionamento para reforçar o pronto atendimentos aos casos de urgência na cidade.

Entre as medidas de expansão da rede de assistência às síndromes gripais ainda está prevista a implantação de 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Martagão Gesteira, ampliando em 50% a oferta deste tipo de equipamento na cidade, bem como a montagem de uma unidade no formato de tenda para oferecer mais dez leitos semi-intensivos com suporte respiratório no bairro dos Barris.

“Estamos empenhando todos os esforços para evitar o colapso do sistema de saúde em nossa cidade, fato que nunca aconteceu nesse período de pandemia. Remobilizamos postos de assistência na rede de urgência e estamos ampliando os leitos clínicos e de UTI para receberem os casos de maior complexidade. Nosso compromisso sempre foi salvar vidas e continuaremos empenhando nossas forças com esse propósito”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.