Neste domingo, 28 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia e outras entidades promoverão uma ação no Farol da Barra das 09h às 15h, chamando atenção para o tema e ofertando exames gratuitos para detecção da doença. A mobilização faz parte das ações do Julho Amarelo – campanha de combate às hepatites virais.

Julho Amarelo

Somente esse ano foram diagnosticados 160 novos casos na capital baiana. “Estamos intensificando a realização dos testes rápidos para identificação precoce dos portadores do vírus, bem como, fazendo o encaminhamento imediato para o tratamento dentro da nossa rede própria. Estaremos mobilizados ainda na ampliação da cobertura da vacina para as pessoas que não estão imunizadas em nossa cidade”, explicou Helena Lima, coordenadora do Programa de Controle das Hepatites Virais.

Durante o mês de julho, 118 postos estão mobilizados para realização de testagem rápida para diagnosticar precocemente as hepatites dos tipos B e C, de forma gratuita, em apenas 30 minutos, de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas.

Os pacientes com o resultado positivo, realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência integral ao portador do agravo, com atendimento médico multidisciplinar e oferta de medicamentos para o tratamento.

Julho Amarelo