Unidade hospitalar também passa a realizar cirurgias eletivas infantis, bem como, exames de tomografia e arteriografia para pacientes que encontram-se nas UPAs da capital

A partir de agora, os moradores da capital baiana contarão com o acesso aos novos serviços de Ortopedia de Alta Complexidade no Hospital Municipal de Salvador (HMS). Com o novo setor implantada na unidade hospitalar serão ofertadas 20 cirurgias de ombro e outras 50 de joelho via Artroscopia por mês no local.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, também ampliou o Serviço de Neurologia do HMS. A ampliação possibilitará a inclusão da realização de cirurgias de coluna no hospital. Outro procedimento importante que será incrementado é o de cirurgia pediátrica eletiva. No total, serão 60 procedimentos cirúrgicos de médica complexidade que passam a ser realizados na unidade.

A assinatura do convênio para início imediato dos atendimentos acontece na manhã desta quarta-feira (11), no HMS, em Cajazeiras.

“Anteriormente, tínhamos a pactuação para realização apenas para cirurgias de urgência e emergência infantil. Com o investimento realizado, vamos ter a oportunidade de incluir os procedimentos cirúrgicos infantis, bem como, destinar a estrutura moderna e os equipamentos de ponta disponíveis no HMS para realizar as cirurgias de ombro, joelho e coluna para os beneficiários do SUS do nosso estado”, destacou Decio Martins, titular da Saúde da capital baiana.

Demais implementações – Outras implementações na oferta de serviços no HMS beneficiarão os pacientes das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento do município que aguardam para realização de exames complementares.

Um novo tomógrafo dará maior agilidade para realização dos procedimentos diagnósticos de imagem nas unidades de urgência e emergência. Também serão ofertados exames de Arteriografia de Membro para pacientes vasculares que encontram-se nas UPAs.

“É mais um esforço da gestão municipal para dar maior agilidade e resolutividade no acolhimento aos pacientes que dão entrada por meio da nossa rede de urgência e emergência. Esse investimento da Prefeitura vai ajudar a reduzir o tempo de espera que esses pacientes enfrentam atualmente na Central Estadual de Regulação”, afirmou Decio Martins.

O investimento da gestão municipal na implementação dos serviços no HMS inclui ainda a ampliação do rol de procedimentos urológico endoscópicos na unidade hospitalar.