Para garantir um primeiro socorro eficiente em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa nas repartições públicas de Salvador que realizam o atendimento ao público da capital, a Secretaria Municipal da Saúde, conjuntamente com a Secretaria de Governança, tem promovido uma série de treinamentos do Projeto Viva Coração.

Dessa vez, a capacitação treinou os servidores do TRT – Tribunal Regional do Trabalho para prestação dos primeiros socorros.

“Estamos fazendo a capacitação em primeiros socorros de todos os servidores da Prefeitura de Salvador que atuam no contato direto com o público. O intuito é que todos estejam aptos para fazer o atendimento inicial de possíveis ocorrências que possam acontecer nas repartições públicas, aumentando assim, as chances de salvar vidas”, explicou Decio Martins, secretário municipal da Saúde.

Coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, o programa visa treinar os colaboradores desses espaços para o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA), aparelho utilizado para reanimação cardíaca. Durante o treinamento é apresentado ainda um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais.

Atualmente, cerca de 160 locais já contam com o equipamento na capital baiana entre ambulâncias do SAMU, repartições públicas, estações de transbordo e postos de saúde.