Agora, dose da vacina voltada para recém-nascidos será ofertada em 109 postos de referência nas segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, das 08 às 17 horas

Com o objetivo de garantir o fácil acesso da população e as boas práticas de imunização nos serviços da saúde, a partir desta segunda-feira (06), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou o número de Unidades de Referência de Aplicação das Vacinas BCG e os dias para administração das doses.

De acordo com o novo fluxo, 109 postos da rede básica estarão habilitados para ofertar a vacinação da BCG para os recém-nascidos nas segundas e quartas-feiras; e terças e quintas-feiras (exceto feriado), das 08 às 17 horas. Os bebês nascidos em quatro maternidades da rede pública da capital poderão ser imunizados nos próprios locais antes de receber alta médica. A vacina que deve ser aplicada em dose única em recém-nascidos era ofertada apenas nas segundas e quartas-feiras em 100 pontos de referência.

“Cada ampola da BCG contém a quantidade necessária para proteger vinte crianças e após a abertura da embalagem o profissional de saúde tem até 6 horas para fazer uso total do material contido no recipiente, caso contrário, o produto tem que ser descartado, pois perde a sua eficácia. Por esse motivo, trabalhamos com a lógica de um esquema com a ampliação das unidades de referência que administrarão as doses em dias intercalados para reduzir ao máximo a quantidade de doses desperdiçadas”, ponderou Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis.

IMAGEM: REPRODUÇÃO INTERNET