Para intensificar o detecção precoce ao coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou a oferta do teste para detecção da doença em 58 postos de saúde em Salvador. A medida facilita o encaminhamento adequado dos pacientes para o isolamento domiciliar quanto para o acompanhamento médico, além de auxiliar a desafogar o sistema de saúde com pacientes em estado grave.

O procedimento é voltado apenas para cidadãos que apresentam sintomas da doença, após triagem junto aos profissionais de saúde espalhados em cada posto. Desde o início da estratégia na capital, mais de 320 mil testes foram realizados pela rede municipal.

O titular da pasta, Leo Prates afirma que o esforço de contenção do vírus deve ser tratado com cautela e pede colaboração da população. “É preciso consciência de que o serviço deve ser utilizado apenas por quem apresente sintomas, não devem ir aos pontos de testagem, pessoas que estão com medo da doença. Entendemos o momento crítico e de urgência com o risco de infecção na cidade, porém, são investidos recursos que não podem ser desperdiçados, retirando o direito de quem realmente precisa”, explicou.

As unidades de saúde ofertam teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento remoto da SMS, através do programa Salvador Protege. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a equipe de saúde avaliará a necessidade de encaminhamento para as UPAs ou internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.

Locais dos testes por Distrito Sanitário

Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Santo Antônio.

Itapagipe: USF Joanes Leste, UBS Ministro Alckimin e USF São José de Baixo.

São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga, USF Alto Do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Boa Visto de São Caetano e USF Lagoa da Paixão.

Liberdade: USF San Martin I e USF IAPI

Brotas: USF Vale do Matatu e UBS Mario Andrea

Barra: USF Sabino Silva, USF Garcia, USF Alto das Pombas e USF Calabar.

Boca do Rio: USF Imbuí, UBS Cesar de Araújo e USF Parque de Pituaçu.

Itapuã: USF Itapuã, USF KM 17, USF Jardim das Margaridas, USF Parque São Cristóvão , USF Vila Verde (Jardim Campo Verde) e USF Ceasa I E II.

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho, USF Raimundo Agripino – Sussuarana, USF Mata Escura, USF Padre Mauricio Abel- São Gonçalo, USF Barreiras e UBS Calabetão.

Pau da Lima: UBS Doutora Cecy Andrade, USF João Inácio Roma Filho, USF Cambonas, USF Canabrava, USF Sete de Abril,USF São Marcos e USF Vila Nova Pituaçu.

Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Ilha amarela, USF Teotônio Vilela II, USF Fazenda Coutos 3 USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Rio Sena, USF Estrada da Cocisa, USF Vila da Fraternidade

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Boca da Mata, USF Jaguaripe, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III