Com objetivo de ampliar o acesso dos moradores da capital baiana às consultas e exames especializados, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, publicou na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Município, a Portaria 391/21 que estabelece o chamamento público para contratação imediata de serviços privados para oferta dos procedimentos.

No total, mais de 50 procedimentos entre consultas especializadas, exames diagnósticos por endoscopia, ultrassonografia e por métodos por especialidades serão contratados pela gestão municipal.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, um novo chamamento deverá ser publicado nos próximos dias para contratação de mais serviços especializados.

“Com a redução dos casos da Covid-19 na cidade, tivemos o aumento significativo de procura pelos serviços de saúde por pessoas que interromperam o acompanhamento médico com receio da contaminação pelo coronavírus. Isso aliado com a queda na renda que fez com que muitas pessoas enfrentarem dificuldades para pagar os valores das mensalidades com os planos de saúde e migrassem para o SUS, acabou sobrecarregando o nosso sistema. Com esse chamamento, vamos conseguir ampliar de imediato a oferta pelos procedimentos”, explicou Prates.

Outra iniciativa para ampliar a oferta por consultas e exames especializados na cidade será a inauguração de dois novos Multicentros de Saúde na cidade, nos bairros de Escada e Naramdiba, em parceria com o governo do estado. Os Multicentros do Vale das Pedrinhas e Amaralina também passarão por requalificação para ampliar a capacidade dos serviços. Enquanto durar as obras, a gestão realocará temporariamente os atendimentos em outros prédios que serão identificados pela gestão para evitar a descontinuidade da assistência.

A partir de novembro, todos os Multicentros instalados na cidade passarão a funcionar nos dias de sábado com consultas e exames especializados. Mutirões para realização de procedimentos gratuitos também irão acontecer nos finais de semana para ampliar a oferta pelos serviços. “Estamos dando uma resposta imediata para assegurar a oferta da assistência aos soteropolitanos. Mesmo num cenário de redução de investimentos no setor da saúde por parte do governo federal, o município de Salvador continuará priorizando a saúde com a ampliação da oferta de procedimentos na cidade”, disse Prates.