Mutirão será realizado no próximo sábado (17) para ampliar a oportunidade de realização do procedimento, necessário para se manter no programa.

Faltando duas semanas para o fim do recadastramento do Auxílio Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a convocação dos beneficiários do programa do Governo Federal para a realização do acompanhamento obrigatório de saúde. A ação é necessária para evitar o bloqueio do benefício.

Na capital baiana, a adesão ainda é baixa. O secretário de Saúde Decio Martins alerta sobre essa situação das pessoas que ainda não se dirigiram aos postos para fazer o procedimento essencial para a manutenção do auxílio e reitera sobre o mutirão especial que será realizado pelo órgão, com o objetivo de expandir o horário desse tipo de atendimento. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em breve pela secretaria.

“Esse acompanhamento integral à saúde, desde a avaliação médica, campanha vacinal e realização do pré-natal das gestantes, é imprescindível para a manutenção do programa e sua verificação relacionada ao bem-estar da população. Para auxiliar a população, nós faremos no próximo sábado, dia 17, um mutirão onde diversas unidades espalhadas por Salvador abrirão suas portas para receber esses beneficiários e assim poderem realizar este acompanhamento tão importante. Por isso peço para aqueles que ainda não puderam fazer este procedimento que façam o quanto antes, pois o prazo está próximo do término”, explica.

Crianças de zero a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer, das 8h às 17h, em um dos 166 postos de saúde da rede municipal. Os documentos necessários são o cartão do Auxílio Brasil (com Número de Identificação Social – NIS), a Caderneta da Criança, e o Cartão da Gestante.

Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos. Essa atividade na unidade de saúde precisa ser realizada a cada seis meses, ou seja, no mínimo duas vezes ao ano. As gestantes devem fazer o pré-natal em uma Unidade de Saúde mais próxima de onde mora.

As condições para o recebimento do Auxílio Brasil são os compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.