Agentes do Centro de Controle de Zoonoses prosseguem neste final de semana com o trabalho de combate ao Aedes aegypti nas comunidades de Tubarão, Periperi, Massaranduba e Vila Ruy Barbosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue neste final de semana (21 e 22), com o intenso trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, através do Plano Verão Sem Mosquito. Dessa vez, o trabalho de inspeção será focado nas comunidades de Tubarão e Periperi, no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário; e em Massaranduba e Vila Ruy Barbosa, DS Itapagipe.

A estratégia tem por objetivo evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, ampliando a proteção dos soteropolitanos e visitantes da capital baiana, uma das cidades mais procuradas do Brasil nesta estação do ano. Durante a ação, agentes de endemias do CCZ realizam a visita casa a casa, fazendo inspeção para identificação e eliminação de focos do Aedes, bem como em logradouros públicos das localidades. A iniciativa também engloba o bloqueio espacial de logradouros com casos confirmados de arboviroses com aplicação de inseticida para eliminar o mosquito na fase adulta.

“Nossas equipes atuam diariamente, inclusive aos finais de semana, para conter a proliferação do mosquito em nossa cidade. Contudo, sabemos que essa é uma ação compartilhada com a população e por isso convocamos os moradores dessas localidades para também auxiliar os agentes, recebendo-os em suas casas. Tão importante quanto é, diariamente, tratar ou eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes”, destacou Isolina Miguez, coordenadora do CCZ.

Programação

No sábado (21), das 8h às 12h, os agentes de combate às endemias visitarão as localidades na praça Almirante Barroso, em Massaranduba; e depois na Vila Ruy Barbosa, no bairro de Periperi, o trabalho tem início na Praça do Sol, e no bairro do Tubarão, ambos começando pelo final de linha do bairro. Já no domingo (22), das 8h às 12h, a mobilização continua nos bairros de Periperi e Tubarão.

Os agentes continuam realizando visitas domiciliares de rotina em todos os bairros da capital durante todo o verão. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deve entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).