Através dos cuidados promovidos pelas ações é possível reduzir os criadouros do mosquito na cidade e prevenir contra as doenças transmitidas por ele

A Secretaria Municipal da Saúde segue, através dos Agentes de Combate as Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vinculados à Diretoria de Vigilância a Saúde (DVIS), colocando em prática as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

O plano “Verão sem mosquito” fechou mais um ciclo com saldo de grandes feitos neste mês de março. As inspeções foram realizadas em diversas localidades na capital baiana: colônias de pescadores, estações do metrô, espaços de Matrizes Africanas, praças, terminais rodoviários, estações transbordo, zonas eleitorais, cemitérios, órgãos Públicos, estabelecimentos de saúde, e todos os locais do circuito do carnaval, totalizando 4.203 pontos inspecionados para eliminação dos focos e criadouros dos vetores evitando, assim, o registro dos casos das arboviroses.

A subgerente do CCZ, Cristina Guimarães, ressalta a importância da ação para o combate ao mosquito que é causador de diversas doenças.

“O objetivo é sempre deixar o ambiente na melhor condição possível que impeça a formação de criadouros do mosquito Aedes. Durante as ações, os agentes do CCZ realizam a inspeção nos imóveis, buscando eliminar os focos do mosquito. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya os agentes realizam o bloqueio espacial com aplicação de inseticida. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses realiza um trabalho de conscientização com a utilização de materiais educativos para alertar a população sobre os riscos à saúde devido a presença do mosquito e forma de eliminá-los”, declara.

O verão é o período do ano em que é mais propício a proliferação do mosquito, devido ao período quente e ao mesmo tempo com chuvas espaças. Por isso, toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e realizar um trabalho em conjunto com os agentes. O uso do repelente também é indicado nesse período.

 

 

operacao-reveillon-ccz_arena-daniella-mercury_03-1024x473

 

 

 

 

operacao-reveillon-ccz_arena-daniella-mercury_04-1024x768