Mobilização acontecerá nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20) nos estabelecimentos espalhados pela cidade

 

Com a alta circulação de turistas em Salvador durante o verão, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta quarta (19) e quinta-feira (20) uma intensificação nas inspeções em hotéis e pousadas espalhados pela cidade. Os dias ensolarados na capital baiana, com temperaturas acima da média, provocando calor e pancadas de chuva, são bem favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O objetivo é identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses nesses estabelecimentos, que recebe visitantes de todos os lugares do mundo. Além disso, o CCZ também vai distribuir materiais educativos de conscientização sobre o mosquito.

A mobilização faz parte do plano ‘Verão Sem Mosquito’, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade nesse período. “Uma ação de intensificação vai exigir o empenho, principalmente da população em se tornar o agente da própria casa, da rua e do bairro, somando esforços contra o Aedes na cidade. Estamos nos aproximando do período de maior risco que são os meses de janeiro a abril, com essa rotina de eliminação de criadouros do vetor das doenças dengue, zika e chikugunya”, afirma a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.

*Dados*

Entre janeiro e dezembro de 2021, Salvador registrou 425 casos de dengue, 831 ocorrências de chikugunya e 69 notificações para zika.