Evitar a gravidez indesejada faz com que muitas mulheres e os parceiros busquem métodos contraceptivos, incluindo cirurgias de laqueadura tubária e a vasectomia. Os postos de saúde de Salvador dispõem de métodos contraceptivos gratuitos para homens e mulheres, que são orientados por equipes multidisciplinares para o uso correto.

Após a avaliação médica em conjunto com o paciente é definido o melhor procedimento para cada pessoa que procura as unidades. Quando há a vontade do usuário em realizar a laqueadura e a vasectomia, faz-se o encaminhamento para o CEPARH – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana.

Na manhã desta quarta-feira (18), o secretário municipal da Saúde, Decio Martins, participou de uma solenidade sobre o tema no CEPARH. O evento marcou a celebração pela primeira vez o Dia Municipal do Planejamento Familiar. A data foi instituída no calendário oficial de eventos do municio pela Lei 9.635/2022. A data é uma homenagem ao cientista e médico baiano Elsimar Coutinho completaria 92 anos.

“É uma honra poder homenagear esse ilustre baiano que tanto nos ajudou com sua dedicação no estudo do tema. Sem dúvidas, Elsimar Coutinho tem uma contribuição enorme na construção das nossas políticas públicas voltadas para o planejamento familiar”, destacou Decio Martins.

Planejamento familiar

Os postos de saúde municipais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento para o planejamento reprodutivo. Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Nessas unidades é possível ter acesso à administração do anticoncepcional, tanto injetável quanto o comprimido, além da pílula do dia seguinte e distribuição dos preservativos masculinos e femininos. Os postos fazem também a inserção do DIU.

Para ter acesso às cirurgias, os pacientes são encaminhados pelos postos de saúde da capital baiana por meio de uma ficha com os dados pessoais (termo de referência), para realizar os seguintes procedimentos de forma gratuita no CEPARH: laqueadura tubária e vasectomia, além de outros atendimentos como implantação e retirada de DIU – Dispositivo Intra Uterino, implantes e distribuição de contraceptivos.

Ampliação da oferta de serviços públicos no CEPARH

No mês de março, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou a oferta dos procedimentos ofertados aos beneficiários do SUS da capital baiana no CEPARH – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana.

O incremento garantiu a ampliação em 100% da oferta das ultrassonografias transvaginais, 100% das histeroscopia cirúrgica, 25% das laqueaduras e 15% vasectomia.

No total, a SMS investiu mais de R$ 1,9 milhão na contratação de serviços no CEPARH.