As visitas fazem parte de um plano de cuidados para as pessoas hipertensas, diabéticas e com colesterol alto

Neste mês de julho, os pacientes acolhidos pela USF Ilha de Paramana passaram a contar com visitas domiciliares de profissionais da saúde, para acompanhamento do tratamento contra a diabetes. A importante iniciativa estratégica é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto Provida.

Após realizar uma análise situacional dos usuários atendidos na Ilha de Paramana, foi levantado um diagnóstico das condições de saúde da população, sendo detectados questões que requerem maior atenção, como a elevada incidência de diabetes (DM) do tipo 1 e 2, dislipidemias e H.A.S (na maioria das vezes influenciada pelos maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo).

“Iniciamos a intervenção domiciliar junto aos Diabéticos com a finalidade de modificar essa realidade, alertar e conscientizar a população para modificar o estilo de vida, introduzindo hábitos saudáveis e mantendo qualidade na sua alimentação”, explicou Daniela Costa, nutricionista responsável pela ação.

“Estamos focados em proporcionar o cuidado que as populações das Ilhas soteropolitanas merecem, indo até eles e elas, explicando, e oferecendo atendimento em suas casas ou a onde estiverem. Este é o nosso compromisso, e já estamos observando os efeitos positivos de nos aproximarmos cada vez mais das comunidades”, destacou Jaina Ríos, Diretora responsável pelos serviços de saúde das Ilhas.