De acordo com Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, a Ouvidoria em Saúde busca assegurar os direitos dos cidadãos de serem plenamente ouvidos e atendidos

O serviço de Ouvidoria em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou 3.397 atendimentos aos usuários do serviço, entre os meses de janeiro e abril de 2022. As demandas apresentadas via telefone somam 61% dos registros; atendimento presencial surge com 16% de procura, enquanto internet e e-mail correspondem a 13 % e 10% respectivamente.

A Ouvidoria em Saúde tratou e respondeu as demandas, cuja maioria foram relacionadas ao serviço Vacina Express, e informações da vacinação contra a Covid-19. Das tratativas encaminhadas às áreas técnicas, a Diretoria de Regulação, Avaliação e Controle (DRCA) recebeu 576 (17%) demandas, sendo que as principais solicitações foram referentes ao acesso ao agendamento de consultas e exames.

De acordo com Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, a Ouvidoria em Saúde busca assegurar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas manifestações pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS. “Para garantirmos um pleno funcionamento do serviço a SMS investe continuadamente nessa estratégia, que tem apresentados resultados expressivos que beneficiam a todos os soteropolitanos”, destaca.

A Ouvidoria em Saúde atende a população através do telefone 156, presencial e formulário web no site da SMS (www.saude.salvador.ba.gov.br), por meio do qual os usuários do SUS podem se manifestar e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.