A Feira de Saúde Mulher da Maloca acontece nesta quinta-feira (20), das 09 às 13h, com a oferta de diversos serviços de cuidado integral com a saúde da mulher

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (20), a Feira de Saúde Mulher da Maloca, no Aquidabã, das 09 às 13h. A ação em benefício das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social da capital baiana é viabilizada por meio do Ponto de Cidadania Centro Histórico, Consultórios na Rua Pelourinho e Gamboa.
As mulheres em situação de rua terão acesso a múltiplos serviços, tais como: Atividade de educação em saúde e rastreio de sintomático respiratório, Educação em saúde para IST, PREP/PEP e TR; Preventivo e encaminhamentos; Educação em Saúde sobre RD para o tabaco e oficina de Kumbaya; Auriculoterapia; Jogo de Tabuleiro Caminho para a cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde, colocando como temas relevantes a redução de danos, acesso a documentação, informações jurídicas, higienização, arte, assistência, apoio psicológico, entre outros recursos utilizados a favor da saúde para população em situação de rua no âmbito de trabalho do Ponto de Cidadania.

A grade de ações, engloba, ainda, atividade de Educação em Saúde sobre Mitos e Verdades sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; Autocuidado; Bazar de ideias; Orientações e encaminhamentos para documentação, auxílios eventuais e benefícios sociais; Orientações e encaminhamento para acolhimento institucional; Orientações Jurídicas; Arte educação e atividades com o corpo.

O titular da SMS, Decio Martins, convida as organizações, entidades, ONGs, e grupos de apoio às mulheres em situação de rua, para que informem e/ou colaborem para a disseminação da ação. “Planejamos uma feira repleta de serviços essenciais especialmente para essas mulheres que enfrentam a situação de rua, onde os riscos e as vulnerabilidades se amplificam. Esperamos contar com ampla participação!”, declarou.

Na feira serão distribuídos lanches e diversos materiais para os participantes, a exemplo de Camisinhas, Água mineral, Escova de dentes e pasta, Folhetos educativos, Kit higiente com absorvente, Material para auriculoterapia e Pentes pequenos e grandes. O Consultório na rua de Itapagipe, Ponto de Cidadania Itapagipe, e Unidade de Acolhimento Adulto- UAA, participam da iniciativa.
O planejamento completo da Campanha Outubro Rosa está disponível no site da SMS. A secretaria salienta que a programação está sujeita a alterações.