Acontece nesta quarta e quinta-feira (31 e 01/06), em Salvador, encontro entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tendo como ponto central o desenvolvimento de um plano de trabalho com estratégias voltadas para melhoria da saúde pública da capital baiana.

A agenda começou a ser articulada no mês de abril, quando a vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, cumpriu agenda nos Estados Unidos. Em Washington D.C, capital americana, a gestora se reuniu com Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), instituição que representa a Organização Mundial da Saúde para as Américas. Na ocasião, a organização se colocou à disposição para auxiliar a gestão em diversas frentes de atuação, como na melhoria para obtenção de dados de saúde por bairros da cidade, para maior conhecimento das necessidades em cada região, impactando diretamente no atendimento ao cidadão.

“Foi uma oportunidade não apenas de trocar conhecimento, mas de firmar compromisso para a melhoria do nosso sistema público de saúde. Naquele momento, a OPAS já se colocou à disposição de Salvador e como desdobramento fizemos uma reunião de alinhamento técnico na semana passada em Brasília e, hoje, iniciamos a missão com as equipes envolvidas no processo de trabalho. O desafio de atender as demandas da população pós-pandemia é muito grande, por isso precisamos de parcerias eficazes. Temos a missão de garantir prevenção para o futuro, mas também cuidar do presente e, ao mesmo tempo, resolver questões antigas”, destacou Ana Paula, anfitriã do encontro.

Vários temas fazem parte desse encontro que acontece na sede da Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), no Comércio, como o enfrentamento à mortalidade materna e infantil e de determinantes sociais e ambientais da saúde; doenças transmissíveis e não transmissíveis; medicina tradicional e alternativa; saúde mental e interseccionalidade na saúde, que congrega a perspectiva da equidade e justiça social. Uma vez identificadas as necessidades e formulado o projeto de cooperação técnica, a ideia é ir em busca de financiamento para garantir as melhorias nas áreas debatidas. Uma das possibilidades é solicitar linhas de apoio do Banco Mundial que financia projetos semelhantes de cooperação entre a Opas e outros países.

O coordenador de missões da OPAS, Ariel Karolinski, destacou as expectativas para a reunião. “Vamos conhecer com maior profundidade a realidade sanitária da cidade de Salvador, entender as modalidades de intervenção que a SMS está desenvolvendo e o que pretende aprimorar, para que nesse intercâmbio de ideias e metodologias possamos definir um plano de trabalho específico que permita desenvolver ações prioritárias em benefício da saúde e bem-estar da população da cidade”, destacou.

A Organização Pan-Americana da Saúde trabalha com países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações, atuando como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas. Sua missão é orientar os esforços estratégicos da gestão, no sentido de promover a equidade no SUS, combater doenças, melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida da população.