A segunda unidade do Castramóvel, serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está em atividade na sede da Prefeitura-Bairro de Itapuã (Avenida Dorival Caymmi, nº 17) desde que foi reinaugurada, no início desta semana. Este ônibus foi desativado no final de 2018 para passar por uma reformulação. Agora repaginado, volta a ser um importante mecanismo de controle populacional dos animais na capital baiana.

O ônibus permanecerá em funcionamento na unidade administrativa da Prefeitura-Bairro em Itapuã até o dia 29 de janeiro do próximo ano. De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, todo cuidado com a vida, seja ela humana ou animal, é importante. “Essa se tornou uma secretaria de proteção à vida e a gente vai cuidar muito bem dos nossos animais. Temos intensificado o trabalho em defesa dos animais”, afirmou.

As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

De acordo com a titular da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), órgão vinculado à SMS, é necessário que no dia da castração o tutor leve o colar protetor (elizabetano) e a roupa cirúrgica para colocar no animal antes dele voltar a ficar agitado.

A unidade um do serviço já atendeu durante este ano na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, USF Pernambués, em bairro homônimo, e na Guarda Civil Municipal (GCM) ,situada na Avenida General San Martin. Nela foram realizados até o momento 2.481 procedimentos cirúrgicos. Juntas, as duas unidades do Castramóvel tem capacidade para realizar 1,2 mil castrações por mês. Além destas unidades, a Prefeitura oferta ainda através de duas clínicas conveniadas mais 400 procedimentos mensais.

TEXTO: SECOM