Mais de 70 profissionais inscreveram-se para o encontro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Campo Temático de Alimentação e Nutrição (CTAN), realizou na segunda-feira (05), das 8h às 17h, momento de troca de conhecimentos “Nutrição em Rede”, na Escola de Saúde Pública da Bahia, localizada na Av. ACM. O encontro, em alusão ao Dia do Nutricionista e do Técnico de Nutrição, comemorado no dia 31 de agosto, tem como objetivo partilhar vivências dos profissionais e fortalecer as ações propostas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), através das atividades implementadas na rede municipal de saúde. Mais de 70 profissionais garantiram a participação no evento.

Na abertura da mesa, A Atuação da nutrição na Rede de Atenção à Saúde em Salvador- desafios e perspectivas, com as participações de Abdon Brito- coordenador da atenção primária à saúde; Marianna Soares- coordenadora das redes de atenção psicossocial (CAPS); Aline Ribas- coordenadora da rede de urgência da SMS; Flora Santos Oliveira- coordenadora da atenção especializada. O enfermeiro Erik Abade, técnico de referência do campo temático saúde da população LGBT+ ministrará uma palestra sobre Acolhimento às pessoas LGBT+ pelas equipes de saúde.

Seguindo a programação da manhã, no Conversando com a autora, a Nutricionista, Mestre em Alimentos, Nutrição e saúde da UFBA, Silvana Oliveira da Silva abordará a temática “A cor e o sexo da fome: análise da insegurança alimentar sob o olhar da interseccionalidade”. À tarde, haverá a participação das nutricionistas Gabriela Cabral e Marta Cristina Alves, técnicas em Nutrição e Dietética, ambas do ambulatório infantil de alergia alimentar do distrito Barra/ Rio Vermelho. Para somar nesta troca de experiências, a nutricionista Maria de Lourdes de Freitas e a técnica em nutrição e dietética Lívia Paim, do CAPS Aristides Novis, de Brotas, farão uma explanação acerca da experiência da nutrição no Centro de Atenção psicossocial. Para fechar o evento serão realizados sorteios e brindes.

Segundo Débora Santa Mônica, Nutricionista do Nível Central da SMS, o objetivo geral do evento é o de compartilhar na rede de atenção à saúde os trabalhos que são realizados pelos profissionais e, com isso, promover uma maior interação dentro da própria rede de saúde para que possam fazer os devidos encaminhamentos dos usuários assistidos.

“As atividades que são realizadas pelos nutricionistas vão desde a prevenção para os agravos nutricionais; perpassa pelo tratamento e também a reabilitação. Atende ciclos de vida: gestantes, crianças, adultos, idosos nas mais diversas situações e necessidades nutricionais. A sociedade necessita buscar um profissional de nutrição, pois muitas doenças são de cunho alimentar e podem ser tratadas de forma preventiva para que a gente consiga garantir a manutenção da saúde”, reforça Débora.

Rede de Nutrição

A Rede de Nutrição visa cuidar e acolher a população. Os interessados podem encontrar o serviço na rede de Atenção Primária à Saúde, na equipe dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios especializados e na Rede Própria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Salvador a população conta com uma rede de profissionais da Nutrição para assegurar a manutenção da saúde, evitando o crescimento de estimativas negativas. As atividades realizadas por nutricionistas vão desde a prevenção para os agravos nutricionais, perpassa pelo tratamento e também a reabilitação do paciente. Além disso, os (as) nutricionistas concretizam um trabalho de relevância social: a educação alimentar e nutricional através de ações educativas para promoção da alimentação adequada e saudável.