dengueO primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2009, divulgado nesta segunda-feira, indica que Salvador está com um índice de infestação de 3,8%. O estudo foi realizado entre os dias 05 e 09 de janeiro pelo Centro de Controle de Zoonozes, através do Programa Municipal de Controle da Dengue.

O resultado mostra que Salvador permanece na faixa de médio risco para a ocorrência de uma epidemia da doença, já que para o Ministério da Saúde, o alto risco é considerado quando o Índice de Infestação Predial é superior a 3,9%. Os dados, levantados a partir de visitas domiciliares realizadas por agentes de endemias, permitem um diagnóstico da situação e subsidiam as ações da Secretaria Municipal da Saúde.

Os Distritos Sanitários de São Caetano/Valéria (3,9), Barra/Rio Vermelho (4,8), Cabula/Beiru (4,3), Pau da Lima (4,0) e Subúrbio Ferroviário (5,9) merecem atenção especial e maior intensificação das ações de combate a dengue por ultrapassarem o índice tolerável.

Em relação aos depósitos preferenciais, Salvador apresenta tanques e tonéis como predominantes, representando 44%, seguido por vasos e pratos de plantas, com 19,7%, e materiais inservíveis com 16,7%. Isso demonstra a necessidade de ações educativas para a conscientização da população quanto à presença dos depósitos nos domicílios. Os sete mutirões de limpeza realizados no ano passado contribuíram para o decréscimo da infestação em alguns deles. Segundo o último LIRAa de 2008, divulgado em novembro, os números eram de 22% para vasos e pratos de plantas e de 20% para materiais inservíveis.

Plano de Contingência da Dengue

O Plano de Contingência da Dengue de Salvador foi apresentado no dia 13 de janeiro. O documento foi desenvolvido para padronizar e agilizar as ações necessárias para o enfrentamento de ocorrências anormais de dengue em Salvador até 2010. O Plano define toda a estrutura da rede de saúde do município, onde a população alvo será atendida, além de estratégias de prevenção e combate, e atividades da Assistência Farmacêutica, visando assegurar o estoque de insumos necessários para o atendimento dos pacientes. Como mais uma ferramenta no combate à Dengue, consta no Plano de Contingência a instituição do Disk Dengue, para receber informações relativas a locais que ofereçam condições para a reprodução do mosquito transmissor da doença. A ligação será gratuita. A denúncia deverá ser apurada e solucionada em um prazo de 48h, sendo que a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde deverá acompanhar os encaminhamentos e soluções. Uma outra ferramenta desenvolvida é o NOTIFIQUE, um sistema web que visa agilizar o encaminhamento da notificação de dengue, contabilizando de forma on-line os casos registrados nas Unidades de Saúde do Município. Entre os benefícios gerados pelo NOTIFIQUE estão a geração instantânea de dados estatísticos da situação da doença em Salvador, e maior compartilhamento de informações por parte do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, possibilitando maior agilidade das ações desenvolvidas. Os agentes comunitários de saúde serão grandes parceiros no enfrentamento da doença, uma vez que foram orientados a notificar todos os casos de pessoas com queixas de sinais e sintomas de Dengue.