Dados do IBGE de 2019 dão conta de que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas negras que, historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica.
De acordo com especialistas, isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos. Associado a isso, a pandemia do novo coronavírus trouxe, de maneira geral, ainda mais instabilidade social, consequentemente, com impactos à saúde dessa população.

Com o objetivo de analisar esse cenário de redução de casos da Covid-19 e os impactos na saúde da população preta e parda da capital baiana, bem como discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população negra, a Secretaria Municipal da Saúde intensifica durante o próximo mês as ações do Novembro Negro.

Com o mote “Momento pós-pandemia. O que fazer daqui para frente?”, a mobilização ofertará durante todo o mês diversas atividades diárias em todos os distritos sanitários sobre o tema, além de atendimentos em saúde voltados ao público. Patologias como diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e doença falciforme apresentam maior prevalência na população negra.

“É importante reconhecer que a maioria esmagadora da população soteropolitana é negra e precisamos cuidar das doenças que afligem com mais intensidade essa população, bem como combater o racismo de todas as formas, inclusive, o institucional. Por isso, a Saúde tomou a decisão estratégica de fazer ações efetivas durante todo o mês. Serão inúmeras atividades diárias de acolhimento, assistência e cuidado dessas pessoas que são a cara da nossa cidade”, afirmou Leo Prates, secretário municipal de saúde.

Novembro Azul

O público masculino também terá atendimento ampliado na rede de postos de saúde de Salvador no próximo mês. A ação que faz parte das atividades do ‘Novembro Azul’ tem como objetivo de alertar os homens para importância dos cuidados com a saúde, além de promover cuidados para diminuir os riscos para o câncer de próstata.

A programação completa com as ações do Novembro Negro e Azul serão divulgadas no decorrer do mês.