Em alusão à campanha Novembro Negro, o Centro Terapêutico Municipal Rubin de Pinho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizado na rua Augusto de Mendonça, 114 – Bonfim, recebe nesta sexta-feira (04), às 14h, a oficina de bonecas Abayomi.

Na oportunidade, o grupo de mulheres negras de Biodança da Unidade irá receber a oficina por meio do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra composto por profissionais do Distrito Sanitário de Itapagipe. A ação envolve música e ludicidade, além da confecção das bonecas Abayomi – palavra que tem origem iorubá, sendo uma boneca negra, cujo significado é aquela que traz felicidade ou alegria (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso ). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.

De acordo com Catiane Lopes, técnica do Campo Temático Saúde da População Negra da SMS, a iniciativa leva em consideração a importância da ampliação do cuidado, que compreende o conceito de saúde enquanto um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade. “O pleno cuido dos/as assistidos/as no CTM Rubin de Pinho está para além do acolhimento e assistência médica, precisamos também garantir o bem estar social, cultural, contribuindo inclusive com suas autonomias financeiras. Nesse sentido, a oficina de bonecas Abayomi é uma maneira de contribuirmos com este propósito”, explica.

As unidades de saúde municipais dos Doze Distritos Sanitários de Salvador irão promover atividades especiais de conscientização durante todo o mês de novembro, considerando que algumas patologias, a exemplo do diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e doença falciforme apresentam maior prevalência na população negra.