As ações municipais de enfrentamento à pandemia do coronavírus foram reforçadas com a entrega de três novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As estruturas darão mais agilidade no atendimento e suporte ao sistema de saúde na capital baiana e funcionarão na Arena Fonte Nova, no Hospital Salvador (em Nazaré), e no Pronto Atendimento (PA) Alfredo Bureau (Marback).

A novidade foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (17), durante coletiva virtual na Fonte Nova, que também contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. “Essas bases vão permitir que, à medida que ocorram as solicitações, o serviço possa ocorrer com maior agilidade. Em média, o Samu leva de 15 a 20 minutos para dar o apoio quando requisitado. Salvador agora sai de 14 bases do serviço para 17”, explicou o gestor.

A estrutura da Arena Fonte Nova contará com três ambulâncias. Uma é de suporte avançado para as ocorrências mais graves, sendo equipada com UTI móvel e tendo disponível enfermeiro, médico e o condutor. Os outros dois veículos são para atender os casos de menor gravidade, sendo tripulados por um técnico de enfermagem e um condutor.

Já a base que fica no Hospital Salvador tem uma ambulância avançada e outra básica, enquanto que o PA Alfredo Bureau dispõe de duas ambulâncias básicas. Bruno Reis lembrou que os investimentos municipais empregados no Samu possibilitaram o fortalecimento do serviço. Um dos avanços em destaque diz respeito ao recente aumento da frota de ambulâncias. Atualmente, a cidade conta com 85 veículos em circulação, sendo 70 distribuídas nas bases e 15 atuando no transporte de pacientes entre as UPAs.

“Além disso, seguimos contratando profissionais, tanto condutores como médicos e socorristas para aumentar o número de equipes. Não adianta ter leito nas UPAs se não conseguirmos deslocar o paciente. Dentro dessa logística de enfrentamento à pandemia, o Samu tem posições de destaque. Sem ele, não conseguiríamos dar vazão à demanda que temos por leito de UTI e enfermaria, nem socorrer e salvar milhares de vidas”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Ultrassom – Na ocasião, o prefeito apresentou 12 equipamentos de ultrassonografia que foram adquiridos para o Samu. Os aparelhos vão funcionar em 12 ambulâncias avançadas e permitirão a realização do exame de imagem do paciente ainda no veículo. Cada aparato teve o custo de R$100 mil.

“Quando essas ambulâncias forem buscar um paciente com suspeita de Covid-19, por exemplo, será possível a realização de exame durante o deslocamento para verificar se há comprometimento pulmonar. Os aparelhos também servirão para outras ocorrências que temos, como acidente de trânsito, que provoca hemorragias internas. Vai dar para identificar o órgão que estiver com sangramento ainda no encaminhamento ao hospital”, explanou Bruno Reis.

Cenário – Salvador amanheceu hoje (17) com 132 pacientes aguardando regulação nas unidades de urgência e emergência. Nas últimas 24h, 87 pessoas foram transferidas para hospitais que são referência no tratamento ao coronavírus. Também seguem em alta a ocupação de leitos de UTI, cujo percentual é de 87%.

O prefeito voltou a afirmar para a queda de índices epidemiológicos, como taxa de transmissão da Covid-19 e quantidade de casos ativos após o endurecimento das medidas de isolamento social. No entanto, esses resultados ainda não se refletiram no sistema de saúde, que segue pressionado com sobrecarga nas UPAs.

“Essas ampliações que estamos fazendo, seja nos leitos de UTI ou de enfermaria, assim como as manobras internas transformando posto de saúde em unidades exclusivas para atendimento a pacientes com a Covid-19, permitiram que até agora não tivéssemos colapso. Mas ainda não podemos dizer que passamos pelo pior momento”, assegurou Bruno Reis.

TEXTO: SECOM