Apenas nos dois últimos finais de semana, quase 5 mil atendimentos especializados foram realizados na rede municipal de saúde; As unidades irão funcionar, ainda, nos próximos finais de semana: 22 e 23 de outubro e 5, 6 e 12 de novembro

Cerca de dois mil e seiscentos atendimentos foram concretizados através do mutirão de saúde realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), neste final de semana (15) e (16) em Salvador. A estratégia, que visa atender a alta demanda de consultas e procedimentos especializados represados devido à pandemia de Covid-19, assegurou o acesso dos soteropolitanos a diversos serviços especializados, nos quatro Multicentros de Saúde de Salvador, localizados na Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade.

Somente nos dois últimos finais de semana, quase 5 mil atendimentos foram realizados nos quatro equipamentos, onde receberam atendimentos especializados, a exemplo de consultas em múltiplas especialidades, a exemplo de angiologia, cardiologia adulto, endocrinologia adulto, oftalmologia, urologia, dermatologia, mastologia, neurologia adulto e pediátrico, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, ginecologia e gastroenterologia, além de exames de doppler de vasos, ultrassonografia (aparelho urinário, articulação, bolsa escrotal, mamária bilateral, próstata via abdominal, tireoide, pélvica, transvaginal, abdômen superior e total).

O Secretário da SMS, Decio Martins, considera que a iniciativa tem cumprido com o propósito de viabilizar o pleno cuidado com a saúde dos usuários do SUS em Salvador, garantindo a realização de procedimentos e serviços especializados que ficaram inviabilizados com a pandemia da covid-19, assegurando qualidade no acolhimento.“ Estamos facilitando o pleno cuidado com a vida por meio dessa estratégia de ampliação do acesso aos serviços especializados ambulatoriais na nossa rede própria com os mutirões, o resultado já tem sido perceptível, pois a população abraçou a ideia e tem comparecido em massa”, avaliou.

As unidades irão funcionar, ainda, nos próximos finais de semana, dias 22 e 23 de outubro, além de 5, 6 e 12 de novembro, das 7h às 16h, aos sábados, e de 7h às 12h aos domingos. O investimento da gestão é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Acesso – Terão acesso ao serviço os usuários , os usuários que aguardam consultas de retorno e/ou interconsultas em fila interna dos Multicentros de Saúde, bem como os pacientes que estão na lista de espera do Sistema Vida+. A captação dos pacientes acontecerá através de ligação telefônica das centrais de atendimento da SMS (Multicentros e regulação).