Os moradores do Engenho Velho de Brotas e adjacências já podem contar com os serviços da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia. O posto, que foi totalmente requalificado, equipado e conta com equipes completas, foi entregue à população nesta sexta-feira (18) pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

Com a entrega, a gestão municipal alcança a meta de requalificar 100% das unidades da rede soteropolitana nos últimos oito anos. Outro aspecto importante é que o posto de saúde já dispõe do alvará sanitário, documento que atesta que o equipamento cumpre todas as normas exigidas para dar melhores condições de trabalho aos servidores, bem como garantir a segurança dos pacientes.

“Alcançamos duas marcas bastante significativas para população de Salvador. A primeira é ter conseguido requalificar e recuperar 100% das unidades básicas da capital, o que possibilita um atendimento às pessoas em nossa cidade. Também chegamos, com a entrega dessa unidade, à marca de 120 postos da atenção primária com o alvará sanitário, ou seja, nossos serviços cumprem os mesmos padrões de exigência estrutural de clínicas da rede privada, por exemplo”, destacou Leo Prates.

Estrutura – A unidade tem capacidade para atender cerca de 800 pessoas por dia, através da atuação de cinco equipes de saúde da família e quatro para atendimentos odontológicos. O posto prestará assistência, prioritariamente, aos moradores da área do Engenho Velho de Brotas, com aproximadamente 20 mil pessoas.

Além das consultas, a unidade de saúde disporá de serviços complementares como curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcações, dispensação de medicamentos e recadastramento do Cartão do SUS.

Texto: Secom