A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, recebeu representantes do Ministério da Saúde (MS) em visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, na manhã desta sexta-feira (17). A visita, liderada pelas técnicas da Coordenação-Geral de Urgência Marisete Dalenogare e Graciete Duran, ocorrem em cumprimento às Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de setembro de 2017, que preconizam a habilitação e renovação da qualificação das Unidades de Pronto Atendimento UPA 24h – componentes da Rede de Urgência e Emergência. Além da unidade Barris, também foram inspecionadas as unidades de Paripe, Santo Antônio, San Martin e Valéria.

A gestora municipal destacou a importância do alinhamento entre Governo Federal, Estadual e Municipal. “Em 2013 a cidade contava com apenas uma UPA. Hoje temos 10 unidades de pronto atendimento 24h realizando, juntas, uma média mensal de 105 mil atendimentos de munícipes de toda a Bahia. Então, essas visitas são de extrema importância para articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna”, afirmou.

As UPAs foram o centro de discussão do encontro porque são a principal porta de entrada aos serviços hospitalares. “Temos por muitos anos esse padrão estabelecido, o que muitas vezes gera superlotação e, consequentemente, lentidão na regulação de pacientes. Para reverter este cenário tenho buscado desde quando assumi a função de secretária estar muito próxima do Estado com o intuito de qualificar essa rede em geral. O que está sob competência e alçada do município estamos fazendo e, nos próximos dias, lançaremos oficialmente um grupo de trabalho para revisar fluxos e processos. E para avançarmos, precisamos da participação efetiva de todos os entes nesse processo de qualificação da assistência”, destacou Ana Paula Matos.

Durante as visitas foram avaliadas a infraestrutura das unidades quanto a ambientes e instalação de equipamentos, fluxos estabelecidos e demais requisitos necessários que comprovem o efetivo funcionamento do serviço. Também foram observados registro de transferências de pacientes para as referências hospitalares, implantação de protocolos de atendimento clínico, enfermagem, de classificação de risco e de procedimentos administrativos instituídos em cada UPA; bem como relatórios de agravos de notificação compulsória, levantamento dos atendimentos realizados nas unidades e escalas dos profissionais atuantes em cada unidade. Considerando que a qualificação da UPA 24h é válida por 03 anos, torna-se necessário um novo processo de avaliação cada período.

Além da vice-prefeita de Salvador e secretária da saúde, a equipe do MS foi recepcionada pela Gestão Executiva de Atenção às Urgências do Município, representada por Aline Ribas; pela representante da SESAB, Danielle Canavarro, e demais coordenadores, diretores, médicos e enfermeiros da Fundação José Silveira, Organização Social gestora da UPA Barris. As equipes percorreram todas as dependências do equipamento, realizando vistoria ampliada em cada setor e área técnica