A Secretaria Municipal da Saúde montou uma programação especial para o Março Mulher, movimento que ocorre anualmente para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, além de debater e conscientizar a população em geral sobre desigualdades de gênero, machismo, feminicídio e demais tipos de violência. A campanha mobilizará unidades e profissionais de saúde para promover e incentivar o cuidado com a saúde integral da mulher, o bem-estar físico, psicológico e social.

Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, acontece às 10 horas a abertura oficial da estratégia com a palestra “Saúde à Todas as Mulheres de Salvador”, ministrada pela médica especialista em cirurgia íntima e atuante na Atenção Integrada à Saúde da Mulher da SMS, Deise de Azevedo Monteiro. Estarão presentes as secretárias municipais de Saúde e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Ana Paula Matos e Fernanda Lordelo, respectivamente. O encontro será aberto aos profissionais da saúde e acontecerá no auditório da Secretaria da Fazenda de Salvador (Rua das Vassouras, 01, Centro).

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o foco das atividades. “Em um mês tão significativo fortaleceremos ainda mais os cuidados com as nossas mulheres que são maioria em nossa cidade e também na busca por serviços na rede. Historicamente as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens, mas além do fortalecimento desse cuidado preventivo queremos propor um olhar ainda mais especial às necessidades dessas cidadãs, que também envolvem inúmeros aspectos sociais. Então, nosso objetivo é garantir essa atenção integral não só em março, mas durante todo o ano”, finalizou.

Confira as ações da pasta:

Mulheres Quilombolas vão ao cinema

Para incentivar o acesso à cultura, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador levará nesta terça-feira (07), 30 mulheres quilombolas da Ilha de Maré para o cinema. Será uma experiência única, já que as escolhidas vão apreciar a sétima arte nas telonas pela primeira vez. O filme escolhido foi “Mulher Rei”. As participantes do projeto são vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) de Ilha de Maré.

’Março Mulher’ no enfrentamento à violência

Em parceria com os Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (CREAM), Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, a Saúde vai disponibilizar uma série de serviços essenciais para o público feminino: atendimento clínico, marcação para preventivo e consultas odontológicas, além de palestra com profissionais de enfermagem e nutrição.

’Março Mulher Trans’

A pasta vai ofertar atendimento especializado para as mulheres Trans no SUS. A ação acontecerá no SAE Liberdade com a oferta de consulta clínica, impressão do cartão SUS com Nome Social, atualização do cartão vacinal, agendamento de exames laboratoriais e de imagem, além da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PREP).

Março Mulher na Saúde Indígena

Um Webinar vai marcar o debate sobre a saúde da mulher indígena entre o público em geral e os profissionais da saúde. O tema “Interculturalidade em Saúde e o Bem Viver Indígena” será palestreado por Itynara Rodrigues Silva, psicóloga de saúde indígena e referência técnica de saúde mental do polo base de Ilhéus, no sul da Bahia.

Dia D – ‘Março Mulher’

Quase 100 postos de saúde vão abrir no dia 18 de março, dia “D do Março Mulher” para proporcionar acessibilidade aos serviços de saúde. Um conjunto de atividades serão realizadas como preventivo, testagem rápidas, dispensação de preservativos, marcação de exames como mamografias e ultrassonografias.

Postos de saúde, UPAS’s e qualificação de profissionais

Na rotina dos postos e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S), as equipes de saúde estarão mobilizando o público feminino com palestras na sala de espera, atividades lúdicas de educação e saúde sobre o corpo da mulher, intensificação de divulgação do Programa Mãe Salvador nas unidades.

Caravana da Mulher

Em parceria com a SPMJ, a Saúde articulou a Caravana da Mulher que vai reunir no dia 25, no bairro de Canabrava, uma série de serviços municipais para auxiliar nas demandas do público feminino como: Cadúnico, Programa Primeiro Passo, vagas de emprego, oficinas para cultivar horta em casa e de currículos, entre outros.

Feira de Saúde para Mulheres

Duas feiras de saúde estão programadas para as regiões do Subúrbio e Boca do Rio para levar serviços essenciais para as mulheres das localidades.

Atenção para as mulheres em situação de rua

As equipes da SMS vão realizar uma série de ações em diversos pontos da capital baiana para levar autoestima, cuidado e oferta de serviços as mulheres em situação de rua, com as equipes de consultório na rua (Cnr), pontos de cidadania e Unidade de Acolhimento Adulto.

Saúde mental no ‘Março Mulher’

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) vão mobilizar as pacientes e comunidade com oficinas e rodas de conversas sobre temas cotidianos da vida da mulher.

CRAM em Movimento no ‘Março Mulher’

A equipe dos Centros de Referência de Atendimento a Mulheres (CRAM’s) em situação de violência da SPMJ, irá as unidades de saúde dialogar com as pacientes sobre a temática da violência e realizar abordagem individual e acompanhamento com aquelas que se interessarem em serem assistidas em um dos serviços especializados.