Contemplar as mulheres de todas as etnias é uma missão da campanha Março Mulher, promovida pela Secretaria da Saúde (SMS), em alinhamento com diversas pastas municipais. Fazendo cumprir com este propósito, a Prefeitura de Salvador promove nesta sexta-feira (10), às 09h, em formato virtual, o webinário Saúde da Mulher Indígena, com o tema “Cantando as subjetividades das Tedzi (mulheres) Tuxá”.

A palestra será ministrada por Itaynara Rodrigues Silva – Itaynara Tuxá, mulher indígena e militante do povo Tuxá. Formada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogas (os)-ABIPSI; Psicóloga de Saúde Indígena e Referência Técnica de Saúde Mental do polo base de Ilhéus- Dsei BA; além de mestranda em Saúde da População Negra e Indígena-UFRB, e Conselheira de Psicologia do XVII plenário -CRP03.

A titular da Saúde e vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos, destaca a relevância social da iniciativa que pela primeira vez vai projetar luz na campanha Março Mulher para questões apresentadas por mulheres indígenas no cuidado com a saúde. “Temos a missão de tornar o Março Mulher cada vez mais inclusivo, contemplando mulheres de todas as etnias, pois assim podemos qualificar cada vez mais o SUS no âmbito de Salvador, e compreendermos, com respeito e dignidade, como tornar o cuidado integral com a saúde das mulheres indígenas mais próximo das demandas e necessidades que apresentam”, disse.

O acesso é livre, prioritariamente para o público feminino e trabalhadoras da Saúde, por meio do link: https://zoom.us/j/97720543166?pwd=OGFnODFZanIzYjZxdHRZZ1kvOExTdz09.