Nas feiras é possível realizar testes rápidos e relevantes serviços no cuidado com a saúde das mulheres

Após passar pelo bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, beneficiando centenas de mulheres, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nos próximos dias 19 (sábado) e 21 (Segunda-feira), mais duas edições da feira da saúde, na Praça da Revolução em Periperi e no fim de linha da Boca do Rio, respectivamente. A ação alusiva ao Março Mulher é realizada em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Nesses locais é possível realizar testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatite, além de ter aconselhamento profissional, dispensação de preservativos e outros serviços sociais e de saúde.

Além disso, também é possível imprimir o cartão SUS com nome social para mulheres trans e travestis. São ministradas palestras, orientações e atendimento do Auxílio Brasil e exames de rastreamento de câncer bucal e alterações da mucosa.

Com o tema “Saúde para todas as mulheres”, a programação do Março Mulher segue com ações de Saúde nas unidades de Urgência e Emergência sendo intensificadas durante este mês: salas de espera com temáticas diversas sobre os direitos da mulher; Disponibilização de kits informativos e folders educativos sobre prevenção de IST´s; Oferta de preservativos; Orientações e Informações sobre Cuidados Preventivos a Saúde da Mulher estão entre os serviços disponíveis.

Confira a programação oficial do Março Mulher: (https://www.saude.salvador.ba.gov.br/marco-mulher/) bem como nos canais oficiais da Prefeitura e SMS, e nas redes sociais.