A vice-prefeita e titular da saúde, Ana Paula Matos, comemorou o avanço da vacinação com a bivalente e reiterou o convite ao público alvo para comparecer aos postos

Sessenta e oito mil, e noventa doses (68.090). Esta é a marca alcançada na manhã desta quarta-feira (14) da vacinação com a bivalente na capital baiana desde 27 de fevereiro, quando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à imunização com o insumo que protege contra as variantes ômicron da Covid-19. Só no mutirão realizado no último final de semana, mais de 6,5 mil pessoas receberam a vacina.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, celebrou o avanço da vacinação com a bivalente e reiterou o convite para que a população continue no foco da imunização completa. “Estamos muito perto de chegar aos 70 mil vacinados com a bivalente em Salvador, isso mostra o quanto a população tem abraçado as campanhas de vacinação, bem como o empenho dos nossos profissionais de saúde em prol da proteção cada vez mais completa contra a covid-19. Agradeço a cada pessoa que já fez a sua parte, e reitero o convite para que todos as pessoas contempladas no público apto, possam seguir o exemplo dos mais de 65 mil soteropolitanos que já cumpriram com o compromisso social de completar o ciclo vacinal”, declarou.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 em Salvador são atualizados em tempo real no vacinômetro, que por ser consultado através do link: https://vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br/.

Vacinação com a bivalente

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 acontece para idosos a partir de 60 anos, os imunocomprometidos, quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento. O imunizante traz uma dupla proteção contra a doença, pois além da cepa original, protege contra a variante Ômicron e suas subvariantes.

A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. Já a vacinação dos quilombolas tem sido feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) ocorre nas instituições da qual eles fazem parte.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose. Em todas as situações será necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

Os pontos de vacinação e toda a programação, segue sendo disponibilizados nas redes sociais e site da SMS: https://www.saude.salvador.ba.gov.br/covid-19-confira-os-postos-de-vacinacao-desta-quarta-feira-15/