Estratégia começa hoje (8). As doses estarão disponíveis em 100 postos de saúde, pontos itinerantes e com duplas volantes, das 08h às 14h; além dos drivers-thru

Mais de 190 mil animais devem se vacinar na Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador, a partir desta segunda-feira (8). A iniciativa do Ministério da Saúde executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai descentralizar as doses para otimizar o acesso dos tutores com animais em postos de saúde, pontos itinerantes e drives-thru.

A estratégia de intensificação acontecerá até o dia 17 de setembro, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, em 100 postos de saúde, das 08h às 14h, além de duplas de agentes de endemia volantes e pontos itinerantes para aplicação da dose em pontos estratégicos da cidade.

Pioneiro no país, o sistema drive-thru em Campanha Antirrábica na capital baiana, beneficia pelo terceiro ano consecutivo os tutores e seus animais que poderão ser imunizados sem descer dos veículos.

A lista completa dos locais será disponibilizada no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.

O titular da SMS, Decio Martins destaca a importância de manter os animais protegidos contra o vírus letal e, por isso, a pasta realizará uma super mobilização para democratizar o acesso a dose. “Fomos a primeira capital do país a adotar a imunização de animais no sistema drive-trhu e deu certo, porque entendemos que é preciso facilitar o acesso às doses pelos tutores dos cães e gatos que trabalham durante os dias úteis. Além disso, essa descentralização das doses alcança as famílias em áreas mais vulneráveis e ONG’s que não tem condições de arcar com a vacina em rede privada e, agora, podem buscar o serviço em diversos pontos da cidade”, destacou.

A estimava é que 190 mil animais devem ser imunizados na Campanha. Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização é recomendável. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explicou Danielle Dantas, veterinária do CCZ.

Confira lista da relação dos Postos Fixos para Vacinação Antirrábica Animal: https://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/POSTO-FIXO-JULHO-PARA-SMS.pdf