A castração dos animais pode ser agendada nas unidades móveis do Parque da Cidade e do Salvador Norte Shopping

A iniciativa do Outubro Rosa Pet promovida Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), realizou a castração de 80 cadelas e gatas durante ação especial alusiva ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama, neste sábado (29), em Salvador.

Além dos procedimentos, os tutores também tiveram a oportunidade de fazer o agendamento presencial nas unidades itinerantes do Castramóvel do Parque da Cidade e de São Cristóvão, no estacionamento do Salvador Norte Shopping. Ao todo, 129 animais foram atendidos.

A mobilização faz parte da campanha de conscientização dos tutores sobre a importância dos cuidados preventivos à saúde animal e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as principais causas do aparecimento da doença em cães e gatos está o uso de anticoncepcionais, fatores genéticos, obesidade e a idade – fêmeas com mais de 10 anos têm maior propensão a ter problemas de saúde.

“Aproximadamente 45% dos cães e 30% dos gatos são acometidos pelo câncer de mama. A castração é o tratamento mais eficiente e a escolha mais assertiva dos tutores”, destacou a diretora da Dipa, Michele Holanda.

AGENDAMENTO CASTRAÇÃO

A marcação do procedimento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, nas unidades itinerantes do Castramóvel, nas unidades de saúde do município ou através do email agendamento.dipa@gmail.com. É necessário apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. Os tutores que optarem pelo agendamento online também devem enviar os documentos para o endereço eletrônico