seminario_qaiCom o objetivo de qualificar os profissionais de saúde na identificação de ambientes internos com condições atmosféricas insalubres, a Visamb promove curso gratuito na capital

Ressecamento da mucosa nasal, nariz entupido, lacrimejamento, coceira nos olhos ou na pele, dores de cabeça e náuseas. Esses são alguns dos sintomas que podem caracterizar a presença de poluentes no ambiente interior de casas, prédio, locais de trabalho e até mesmo automóveis. Acesse aqui o convite


Com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde das redes públicas e privadas na identificação de ambientes internos com condições atmosféricas insalubres, as Vigilâncias Ambiental (Visamb) e Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde, promove nos dias 26 e 27 de maio, uma capacitação sobre qualidade do ar, na sede do Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes.

“O curso permitirá que o trabalhador de saúde tenha uma percepção melhor das condições do ar no espaço de trabalho, evitando assim a proliferação de microorganismos que podem causar desde infecções hospitalares até a piora do quadro clínico do paciente, por exemplo. Também servirá como uma atualização para os técnicos das Vigilâncias Sanitárias para futuras fiscalizações em prédios, veículos de transporte público e até mesmo no monitoramento do ar de aviões comerciais”, explicou Ricardo Lourenço, coordenador da Visamb.

Além dos profissionais de saúde, a capacitação será aberta para representantes de entidades de controle sanitário e órgãos de fiscalização, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Os interessados deverão se inscrever até a próxima segunda-feira (25), de forma totalmente gratuita, através do site www.qualidadedoardeinteriores.com.br .

Dados do Ministério da Saúde apontam que no ano passado mais de 60 mil pessoas morreram por conta de complicações em decorrência de pneumonia no Brasil. Deste total, pelo menos 10% estão ligados à bactéria transmitida em ambientes fechados. Já a Organização Mundial da Saúde estima que 7,6 de milhões de pessoas morrem todo ano no mundo por conta de câncer no sistema respiratório causados pelo mesmo problema.

O Curso de Qualidade no Ar conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado da Bahia – SINDRATAR.