O secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, vistoriou, na manhã desta quarta-feira (24), a Unidade de Saúde da Família (USF) Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina, acompanhado da blitz da saúde da Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal de Salvador (CMS). No decorrer da vistoria, ao lado do presidente da Comissão vereador Maurício Trindade, o gestor identificou oportunidades de melhorias, ouviu sugestões de pacientes e defendeu a união para o avanço da saúde em Salvador.

“O vereador Maurício Trindade nos convidou a participar da blitz da saúde, e eu prontamente aceitei, porque é extremamente importante fiscalizar, aprimorar. Quero destacar que aqui no Nordeste de Amaralina temos 100% de cobertura na atenção básica, farmácia com medicamentos, equipe completa de médicos, enfermeiros e dentistas. O que nós queremos é aprimorar os serviços, e atender sugestões da Comissão da Saúde da CMS que visam justamente isto, e tudo que vem a colaborar para o desenvolvimento da área, nós vamos acatar, por exemplo, a criação de uma sala de espera, para oferecermos atendimento mais confortável para o cidadão, já determinamos isto”, revelou Prates.

No decorrer da vistoria foram identificadas oportunidades, a exemplo de árvores que atrapalham a higienização da unidade. “Vamos podar e resolver tudo que está ao nosso alcance a curto, médio e longo prazo. A Câmara e o executivo municipal estão trabalhando juntos para a melhoria da saúde em Salvador”, pontuou o gestor. O secretário de Manutenção da cidade, Virgílio Teixeira, também esteve presente na ação.

Na semana passada foi iniciado o programa Manda SMS para mim, que está em fase experimental de implantação. Na oportunidade, o gestor esteve, acompanhado dos vereadores Maurício Trindade, Duda Sanches e Aladilce Souza, em sete USFs localizadas na região do Subúrbio Ferroviário, onde identificaram desafios. “Nesta semana já começamos a trabalhar em prol das melhorias nas estruturas, resolvendo a logística de chegadas dos medicamentos, e na qualificação de profissionais”, afirmou o secretário.

Conforme Leo Prates, para reforçar as equipes de trabalho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está convocando 27 profissionais técnicos de laboratório, para melhorar a eficiência dos equipamentos, ofertando maior agilidade e rapidez ao serviço. “Na gestão do prefeito ACM Neto a saúde avançou bastante, com investimento de mais de 20% do orçamento municipal na área. Sabemos que temos muito a avançar ainda, mas temos também a humildade de ouvir e debater, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, salientou.

Novidades

O gestor informou em entrevista à TV Câmara, que na próxima segunda-feira (29) estará reunido com o presidente da Comissão da Saúde da CMS, vereador Maurício Trindade, com o presidente da Comissão Nacional de Saúde, deputado federal Antônio Brito, e convidará também o presidente da Comissão Estadual de Saúde, deputado Alan Castro, para juntos discutirem a saúde no Município. “Vamos avançar, pois estamos unindo forças para isto”, reiterou.

Ele destacou, ainda, que se reuniu com o secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, para discutirem estratégias em benefício da população soteropolitana. “ Nós vamos realizar conjuntamente uma campanha de vacinação contra o sarampo em Salvador. Eu sempre digo que a saúde é um sistema compartilhado entre Governo Federal, Estadual e Municipal, e cabe às Câmaras Federal, Estadual e Municipal fiscalizar e contribuir. Se um não prestar um bom serviço, trava o sistema como um todo, pois é tudo compartilhado. Então, temos que nos unirmos para oferecer um atendimento de saúde digno para todas as pessoas. Por isso, estamos escutando principalmente os pacientes, ouvindo cada demanda, e articulando soluções que possam ser imediatas, afinal, a saúde das pessoas não pode esperar”, disse.

Novos médicos

Leo Prates informou que será reaberto edital de chamamento público para contratação de mais médicos, além dos 150 novos profissionais que irão compor as equipes da Atenção Básica de Salvador, anunciados pelo prefeito ACM Neto. “Hoje contamos com 400 médicos na rede, precisamos chegar aos 480 e pretendemos até novembro solucionar esta questão. Vamos também testar um aplicativo para busca de medicamentos nos postos, que será um grande avanço, porque não queremos ninguém enfrentando situações deste tipo. Ninguém faz a saúde funcionar bem sozinho”, finalizou.