A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto Mais Saúde, que institui o Programa Integrado de Residências em Saúde na Prefeitura de Salvador. A iniciativa, já aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação, propõe a ampliação do atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde criando, inicialmente, 33 vagas para médicos residentes se especializarem na Atenção Básica com uma bolsa de R$ 9 mil reais.

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, que esteve na Câmara no início do mês para explicar aos vereadores a importância do texto que tramitava na Casa em regime de urgência, elogiou a aprovação da matéria. “Agradeço imensamente a todos os vereadores que tiveram sensibilidade com o assunto e permitiram que Programa Integrado de Residências em Saúde se tornasse uma realidade. Em especial agradeço ao presidente Geraldo Junior que desde o início compreendeu que esta era uma proposta importante e urgente para o Município. Este é mais um passo de qualificação da rede pública de saúde da nossa cidade, beneficiando principalmente áreas com maior vulnerabilidade social como o Subúrbio Ferroviário”, comemorou.

A residência médica é considerada pelo MEC como o padrão ouro de formação de especialistas no Brasil. O ingresso será feito por meio de processo seletivo e vai contemplar 14 especialidades: Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Nos próximos anos, a intenção é de que o número chegue a 100 vagas. Para a realização do programa, haverá parcerias com as instituições de ensino superior na área de saúde.