Em alusão à Campanha Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial Garcia II/Ufba, no Canela, segue realizando uma série de ações especiais na unidade. Nesta sexta-feira (20), pacientes participaram da oficina 7ª Arte, com a exibição do filme “O lado bom da vida”, seguido de um debate acerca das principais questões tratadas na obra. A alegria também tomou conta do espaço com uma oficina de música conduzida pelo professor – musicista Marcus Vinícius, com o objetivo ofertar o cuidado com a saúde mental, através da canção.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, ressaltou a importância da iniciativa e destacou que já estuda algumas estratégias para ampliação e qualificação da assistência à saúde mental dos soteropolitanos. “Nosso objetivo é tratar a saúde de forma integral, e uma mente sã é fundamental para um corpo saudável. A pandemia deixou sequelas nas áreas psicossociais, e precisamos dar as devidas tratativas a essas questões. Por isso, estamos nos reunindo com as áreas técnicas responsáveis para traçarmos projetos e ações de amplitude desse cuidado que entendo como essencial para a população”, afirma.

O especialista e gestor da unidade, Leonardo Coelho, ressaltou que ações dessa natureza acontecem também durante todo o ano, fazendo cumprir com o propósito de minimizar o número de internações psiquiátricas através do cuidado contínuo em saúde mental, além de otimizar o tratamento dos pacientes, atuando de forma preventiva, com organização de agenda e atividades auxiliares para o cuidado.

Serviço

Só no Caps Garcia II são 389 pacientes regularmente acompanhados por multiprofissionais da saúde. Além disso, aproximadamente 200 pessoas estão finalizando o processo de matricula. Ainda neste ano serão mais de 500 acolhidos. O equipamento atende adultos com transtornos mentais graves e persistentes, dentre os quais, pacientes regressos da internação hospitalares e Pronto Atendimento Psiquiátrico, que recebem continuidade do tratamento no equipamento municipal.

Em Salvador, os CAPS estão distribuídos pelos bairros de Piatã, Canela, Rio Vermelho, Itapuã, Cajazeiras, IAPI, San Matin, Pirajá, Imbuí, Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Armação, Fazenda Grande e Pernambués.

Foto: Divulgação